Business Intelligence

Globosat

Challenge

Diversas consultorias prestavam serviços de BI para a Globosat, mas não realizavam a centralização da informação, da qualidade do serviço, entre outros. Além disso, não tinham profissionais especializados em dados ou que pudessem direcionar toda a equipe e os parceiros, carecendo de assertividade nas soluções propostas e gerando retrabalho e custos extras.

Solution

A solução encontrada pelo cliente foi centralizar as demandas em questão com uma empresa que, além de ter o background em tecnologia, também oferecesse visão de negócio e fizesse a interface entre as áreas usuárias do cliente, seus desejos, anseios e as consultorias envolvidas. Dessa forma, ativaria novas frentes e garantiria homogeneidade e integração das soluções. Sendo assim, a Sys Manager apresentou uma proposta de trabalho que consistia em enviar uma consultora principal com a função de realizar a gestão, o padrão do serviço prestado, o levantamento de informações funcionais, a documentação necessária e a capacitação de pessoas. Entre os serviços prestados, podemos destacar: direcionamento de manipulação de dados (BI, Big Data, visualização, relatórios, melhores ferramentas para cada um dos cenários avaliados), desenvolvimento de Especificações Técnicas e Funcionais, integrações, criação de Data lakes, mapeamento dos dados, planejamento, modelagem dos dados (modelos lógico e físico), ETL, desenvolvimento de dashboards, liderança técnica e gestão de serviços. As principais tecnologias utilizadas foram: SSIIS, SSAS, Microsoft Power 1B1, QlikView, SAP BO, Microsoft Azure, Google Cloud e AWS.

Results

Durante todo o projeto, as melhorias percebidas em performance, retrabalho, fomento de novas iniciativas e entrosamento entre equipes foram consideráveis. Além disso, um padrão foi estabelecido para todos os dashboards que eram desenvolvidos por diferentes consultorias, o ETL passou a ser centralizado e com as tabelas padronizadas, a parte de dados estruturados e não estruturados foi estabelecida e teve o tratamento adequado, os cronogramas foram mais respeitados, a organização dos projetos foi centralizada e os times foram unificados. Por último, mas não menos importante, o olhar de negócio foi trazido para a área de Tecnologia. Além disso, foi solicitado um treinamento junto à Microsoft na ferramenta SSIS, cujos times haviam sido contratados para fazer e não sabiam utilizar corretamente.Como as horas contratadas não haviam sido usadas, foi gerado um ganho de conhecimento sem nenhum custo extra para o cliente. Tal ponto foi percebido pela consultora que, após a vivência na área, questionou sobre os serviços que deveriam estar sendo prestados pelo parceiro Microsoft.

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